RS: Ato no Dia Internacional da Mulher reúne milhares de pessoas na capital gaúcha

09/03/2017 - 06:14

Pauta central do protesto foi o fim da PEC 287 que trata da Reforma da Previdência

Na manhã deste Dia Internacional da Mulher, a Federação dos Sapateiros e os sindicatos, participaram de um ato na capital gaúcha contra a Reforma da Previdência PEC 287). Centenas de mulheres ligadas à Via Campesina e ao MST e de diversas categorias, se reuniram a partir das 6h na BR-290, na Ponte do Guaíba, onde bloquearam a Ponte do Guaíba no sentido Interior/Capital, seguindo em marcha para o centro da cidade.

Durante mais de três horas de caminhada, o grupo de mulheres percorreu as Avenidas Sertório, Farrapos, Mauá, finalizando a primeira parte do ato em frente prédio do INSS. Cartazes com dizeres como "Mulheres na luta contra a Reforma da Previdência", "A Previdência Fica e o Temer Sai”, entre outros, expressaram protestos contra a Reforma da Previdência que vai impossibilitar a aposentadoria.        

O presidente da Federação, João Batista Xavier, afirma que este manifesto é de grande valia e parabeniza as mulheres pelo seu dia. “As mulheres vêm buscando seu espaço há muito tempo e hoje, infelizmente, não podemos comemorar por completo. Ainda há muito o que buscar, no que se trata de direitos e respeito, começando pela não aprovação da Reforma da Previdência. Isso é um absurdo contra os direitos da classe trabalhadora e as mulheres sofrerão ainda mais”, diz.

Após a caminhada, todos se deslocaram pela Avenida Borges de Medeiros até a Praça da Matriz, onde participaram da palestra “O Impacto da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres Trabalhadoras”. Músicas, encenações e discursos de lideranças sindicais e parlamentares, como o Deputado Estadual Edegar Pretto (PT), Senador Paulo Paim (PT) e Maria do Rosário (PT), foram algumas das atividades realizadas.