Este 18 de Abril - Dia Nacional de Mobilização da CUT - é desdobramento da Marcha a Brasília realizada em 6 de março e seu resultado terá influência decisiva na negociação com o governo federal das reivindicações apresentadas pela classe trabalhadora: 40 horas semanais sem redução de salários, fim do fator previdenciário, reforma agrária, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, política de valorização dos aposentados, 10% do PIB para a educação, 10% do orçamento da União para a saúde, correção da tabela do imposto de renda, ratificação da Convenção 158 da OIT, regulamentação da Convenção 151 da OIT e ampliação do investimento público.
Essa mobilização ganha maior relevância diante da necessidade de impedirmos a aprovação do PL 4330, de autoria do deputado Sandro Mabel, que autoriza a terceirização na atividade fim, a terceirização no serviço público e libera a empresa contratante de qualquer responsabilidade trabalhista com o trabalhadores terceirizados, causando danos irreparáveis à classe trabalhadora como a perda de direitos e a precarização das relações de trabalho. O projeto de lei entrou novamente na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara - CCJ em fase terminativa, após a apresentação do relatório final do deputado Arthur Maia com parecer favorável. O projeto estará em análise nas próximas sessões ordinárias e deve entrar em votação em seguida. Neste sentido, as entidades CUTistas deverão se manifestar no dia 18 contra a aprovação do PL.
Em todo o Brasil as entidades sindicais cutistas realizarão atividades para marcar as bandeiras dos trabalhadores e pressionar os deputados da sua região para não aprovarem o PL 4330. Serão greves, atos públicos, passeatas, panfletagem de modo a expressar nosso poder de pressão, de Norte a Sul do País.
O ramo vestuário também estará presente nos atos organizados pelas CUTs estaduais e/ou em ações da prórpia entidade como a Federação Democrática dos Sapateiros do Rio Grande do Sul, que estará panfletando um material específico sobre o Dia Nacional de Mobilização (leia aqui) para os trabalhadores e trabalhadoras. O Sindicato dos Trabalhadores(as) em Confecçãos do Grande ABc realizará assembleia na porta da fábrica da Via Santoni, em São Bernardo do Campo.